Comparativo entre plataforma para direcionar seu investimento de forma estratégica
Etapas da Jornada de Decisão de Plataforma no Marketing Digital
No ambiente altamente conectado de hoje, selecionar a plataforma para os anúncios digitais é um passo estratégico que pode dar certo ou errado na sua campanha. Para os empreendedores do Brasil que embarcam no mercado competitivo dos Estados Unidos, tais etapas são difíceis. Cada plataforma, independentemente do Facebook, LinkedIn ou TikTok, sem dúvida, não é uma ferramenta. É uma porta de entrada para criar conexões significativas com o público adequadamente direcionado. Com diferentes abordagens e recursos únicos, esses jogadores fornecem oportunidades valiosas para abordagens de marketing diversas. O artigo pintará as etapas da sua decisão, destacando a prática da visão geral de cada plataforma, os exemplos reais de sucesso e as melhores aplicações para a humanidade, para que você possa escolher sabiamente e conseguir os resultados.
Plataformas Em Foco: Compromissos para Capacitar com O Poder por trás de Cada Rede Social
Facebook: Conexão de Pessoas e Negócios em Escala Global
O Facebook.com é a maior plataforma de rede social do mundo, com um total de mais de 2,9 bilhões de usuários ativos. Processando a capacidade única de ligar empresas e pessoas comuns em escala global, comparativamente sem igual a qualquer outra plataforma, a plataforma não é apenas uma rede social. É um ecossistema publicitário completo que oferece todos os tipos de segmentações e formatos de anúncios possíveis.
Por que Facebook?
- Publicidade mantém uma ampla gama de público-alvo;
- Suporte impressionante da segmentação mais avançada: comportamento, interesses, localização, conhecidos, etc.;
- 8+ diferentes compostos de anúncios de vídeo, carrossel, fotos estáticas etc.
Exemplo: Imagine que você é dono de uma loja de roupas brasileiras nos EUA e deseja aumentar a visibilidade entre expatriados e locais interessados em moda cultural. Por meio de campanhas segmentadas, você pode usar o Facebook para direcionar exatamente esses grupos e exibir anúncios em momentos e dispositivos específicos. Green Delight, uma empresa brasileira de refeições saudáveis, usou o Facebook para segmentar brasileiros expatriados interessados em alimentação fitness. Campanhas com práticas e refeições equilibradas conduziram a aumentos de vendas de 120% em três meses e reduções de custos de aquisição de clientes em 35%.
LinkedIn: Onde Negócios e Profissionais se Encontram
O LinkedIn é a principal plataforma de negócios e networking para profissionais e empreendedores, com uma base de usuários de mais de 900 milhões em todo o mundo. Essencial para empreendedores e empresas B2B, a rede é um excelente local para formar conexões valiosas, aumentar a autoridade na indústria e alcançar pessoas que tomam decisões estratégicas.
Público qualificado:
- Profissionais e empresas em busca de valor agregado.
Dados profissionais de segmentação:
- Dados sobre cargo, setor, empresa, localização e até anos de experiência.
Anúncios onde você precisa deles:
- Conteúdo patrocinado, mensagens diretas e campanhas de geração de leads.
Exemplo: Se você é um consultor de tecnologia que deseja empresas para clientes dos EUA, o LinkedIn ajuda você a segmentar CEOs, gerentes de TI e outros influenciadores de decisão. Além disso, você pode compartilhar estudos de caso e artigos para ajudar a construir sua autoridade na indústria. Uma empresa brasileira de TI com sede em São Francisco usou o LinkedIn para promover seu webinar de segurança cibernética. Como resultado, a empresa recebeu mais de 200 novos leads qualificados e fechou contratos com duas grandes empresas. Link para o estudo de caso no LinkedIn
TikTok: Criatividade que Atrai e Converte
O TikTok mudou o jogo quando se trata de como as marcas recebem atenção das pessoas. Com seu formato de vídeos curtos para conteúdo criativo, é o lugar certo para suas campanhas alcançarem a resposta emocional. O público do TikTok é conhecido como mais jovem, mas está ficando mais diverso a cada dia, e as oportunidades para marcas inteligentes são muitas.
Por que escolher o TikTok?
- Grande alcance orgânico: o algoritmo do TikTok prioriza conteúdo novo, permitindo que suas campanhas ganhem terreno sem muito investimento inicial.
- Anúncios nativos: Todos os formatos de anúncio do TikTok são integrados na alimentação do usuário, o que torna abordagens obstrutivas uma coisa do passado.
- Produção de uma conexão emocional profunda: O TikTok é o lugar para contar histórias autênticas e originais.
Exemplo: Imagine que você seja uma marca de moda praia do Brasil e deseje exercer forte influência sobre o mercado americano. Criar um desafio ao estilo do TikTok com uma hashtag exclusiva para a exposição do produto poderia facilmente atingir milhões de visualizações e garantir sua participação no mercado.
Estudo de caso: A campanha da Beija-Flor Swimwear, conhecida como “Verão dos sonhos”, recebeu 1,5 milhão de visualizações orgânicas no TikTok e um aumento de 45% nas vendas em dois meses apenas.
TikTok for Business Case Study
Escolher a plataforma certa não é simplesmente uma decisão técnica; é uma escolha de negócios que afetará diretamente o futuro da sua empresa. O Facebook é um lugar perfeito para um público amplo e diversificado, o LinkedIn é o lugar para o networking B2B e TikTok é o lugar para a criatividade florescer. Analise suas metas, aprenda mais sobre seus consumidores e use os estudos de caso fornecidos como uma referência ao planejar suas próximas campanhas. Com a melhor escolha de plataforma, você pode dominar o mercado acirrado dos EUA.
Qual a Plataforma Certa Para Cada Objetivo de Marketing?
“Desvende as Plataformas de Marketing e Conecte Sua Marca ao Público Certeiro”
Quando decidir começar um negócio nos EUA, seja como um empreendedor individual ou dono de uma pequena empresa, às vezes é confuso onde o público-alvo está situado, que plataforma de marketing escolher e como anunciá-la. O objetivo deste artigo é ajudá-lo a se esforçar mais ao escolher entre Facebook, LinkedIn e TikTok. Consequentemente, cada uma das plataformas mencionadas acima tem vantagens notáveis, dependendo do objetivo para o marketing. A seguir, descreveremos como eles podem ser canalizados para aumentar a conscientização da marca, gerar leads e impulsionar vendas diretas com exemplos reais de táticas de negócios. Esta obra é suportada pelas tendências atuais do marketing digital e estratégias de táticas de empresas de sucesso com cada uma dessas plataformas. Além disso, nossos exemplos são obtidos de fontes que tornam essas práticas valorizadas no mundo dos negócios atual.
1. Quando Construir Conscientização de Marca
Seu objetivo: tornar-se um nome conhecido e capturar a atenção do público. A conscientização é a primeira etapa de qualquer jornada de marketing – é como você desperta o interesse pelo seu produto ou serviço.
Facebook
O Facebook ainda é uma das plataformas mais poderosas quando se trata de alcançar um público diversificado e amplo. Com ferramentas de segmentação detalhadas, você pode encontrar grupos com base em idade, localização, interesses ou até certos comportamentos.
A Natura é um dos gigantes do mercado brasileiro de cosméticos. Eles fazem campanhas no Facebook para promover novos produtos e tornar os consumidores cientes de suas iniciativas sustentáveis. Com anúncios altamente segmentados, a empresa construiu um público diversificado, incluindo consumidores mais jovens e mulheres em busca de alternativas naturais e sustentáveis. Isso resultou em um enorme aumento no engajamento, especialmente entre mulheres de 25 a 45 anos.
Referência do artigo: https://www.natura.com.br
LinkedIn
Se você deseja construir uma marca autoridade, ou se opera no setor B2B, o LinkedIn é a plataforma ideal. Ele permite que você entre em contato diretamente com profissionais e tomadores de decisão e construa uma rede relevante.
Exemplo real
A Tribal Marketing é uma agência de marketing digital que ajuda pequenas e médias empresas a se estabelecerem como autoridades no campo. Eles usam o LinkedIn para distribuir estudos de caso e artigos de especialistas. Isso gera reconhecimento de marca entre executivos e empreendedores que buscam soluções de marketing digital mais inteligentes. Como resultado, a agência estabeleceu parcerias de negócios com empresas nos EUA, o que trouxe uma série de novos contratos.
Referência do artigo: https://www.tribalmarketing.com.br
TikTok
O TikTok é o lugar certo se você deseja alcançar um público mais jovem e construir uma conexão emocional viral. Vídeos curtos são perfeitos para envolver uma audiência descontraída e casual.
Exemplo real
A Dove, gigante dos cosméticos, usou o TikTok para promover a aceitação da verdadeira beleza. Eles postaram vídeos curtos de pessoas reais usando seu produto. Ao adotar um tom casual e criativo, a Dove conseguiu alcançar um enorme público, especialmente a faixa etária mais jovem. O marketing emocional e a venda direta ajudaram a Dove a expandir sua presença global: a marca agora é um sucesso nos mercados dos EUA e do Brasil.
Referência do artigo: https://www.dove.com
2. Quando Gerar Leads de Alto Volume
Objetivo: capturar informações valiosas de prospects interessados, que já demonstraram certo nível de interesse em seu produto ou serviço.
Facebook
O Facebook é imbatível quando se trata de gerar um volume alto de leads ao menor custo possível, especialmente se você segmentar sua campanha de forma precisa. Com anúncios que utilizam formulários integrados, você pode capturar informações diretamente na plataforma sem que o usuário precise sair dela.
Exemplo real
O Chefinho Gourmet, um serviço de entrega de comida saudável brasileira em Orlando, usa o Facebook para gerar leads de brasileiros que moram ou visitam a área. Eles fazem promoções e distribuem amostras para coletar leads no funil. Eles segmentam fortemente os moradores de Orlando por meio de anúncios e constroem uma base de clientes facilmente.
Referência do artigo: https://www.chefinhogourmet.com.br
LinkedIn
O LinkedIn é a plataforma preferida para gerar leads de alto volume no setor B2B. Isso porque você pode segmentar facilmente decidindo o cargo, setor e tamanho da empresa, entre outros critérios, o que facilita a construção de uma lista de leads altamente qualificados.
Exemplo real
A LoyaltyOne, uma corporação de consultoria de marketing de fidelidade, usa o LinkedIn para alcançar grandes executivos corporativos e gerar leads altamente qualificados. Através de campanhas de segmentação intensivas, a empresa estabeleceu parcerias comerciais com corporações multinacionais como a Air Canada.
Referência do artigo: https://www.loyalty.com
TikTok
Embora o TikTok seja conhecido principalmente por entretenimento, ele se destaca na geração de leads criativos de alto volume. Com vídeos atraentes e desafiantes, você pode gerar empolgação e convidar os espectadores a deixarem suas informações, incluindo, mas não se limitando a, e-mails, para que você possa continuar a conversa.
Exemplo real
A Glossier, uma empresa de cosméticos, usou o TikTok para criar vídeos de como fazer e deixou os espectadores acompanharem com desafios de criação. Para receber amostras gratuitas dos produtos, pediram para que os usuários se inscrevessem utilizando o mesmo endereço de e-mail por um tempo. Com esse tipo de entretenimento, eles conseguiram uma grande quantidade de leads das gerações Z e millennials.
Referência do artigo: https://www.glossier.com
3. Quando Converter em Vendas Diretas
“Conecte Sua Marca à Plataforma Certa”
Objetivo: transformar o interesse em ações concretas como compras ou contratações de serviços.
Facebook
O Facebook é a melhor plataforma para converter vendas diretas porque o remarketing é fácil.
Exemplo real
A Warby Parker é uma marca de óculos online que faz remarketing no Facebook. Eles mostram anúncios de ofertas especiais para quem já visitou seu site e ainda não comprou. A estratégia ajudou a marca a triplicar suas vendas.
Referência para artigo: https://www.warbyparker.com
LinkedIn
O LinkedIn é a plataforma perfeita para vendas B2B.
Exemplo real
A Hubspot é uma plataforma de automação de marketing que se conecta com tomadores de decisão corporativos. Eles os convertem através de mensagens privadas e aulas exclusivas ao vivo. A empresa converteu um alto percentual de seus leads em clientes pagantes, principalmente de médias empresas.
Referência para artigo: https://www.hubspot.com
TikTok
O TikTok não é a plataforma número um para vendas, mas é ideal para causar desejo.
Exemplo real
A Coca-Cola fez parceria com criadores de conteúdo no TikTok e causou desejo para sua nova bebida. Em 24 horas, eles receberam mais de 100 milhões de visitantes únicos em sua página de vendas.
Referência para artigo: https://www.coca-cola.com
A escolha da plataforma é crucial para o sucesso de suas campanhas de marketing. Cada uma delas tem seus pontos fortes, de acordo com o objetivo esperado. Pensando em Conscientização de Marca, o Facebook é forte para alcançar grandes audiências, o LinkedIn para público profissional e o TikTok para público jovem e engajado. Já para Geração de Leads, o Facebook é forte em escala, o LinkedIn para leads qualificados no setor B2B e o TikTok para consumidores criativos. Por fim, para Conversão de Vendas, o Facebook é ideal para remarketing e qualidade de usuários, o LinkedIn para vendas B2B e o TikTok para estimular desejo e tráfego de compras. Conhecer o seu público e as possibilidades de cada plataforma garante que suas campanhas não apenas os alcancem, mas também respeitem suas expectativas de comportamento, dando a ela mais possibilidades de sucesso.
Estratégias Integradas: O Poder da Multicanalidade
“Multicanalidade, uma necessidade do sucesso.”
O que é Multicanalidade?
“A multicanalidade consiste na prática de usar vários canais de comunicação juntos a fim de alcançar seu público de forma mais eficaz. Com ela, é possível expandir ainda mais a mensagem e proporcionar uma experiência mais completa ao cliente, ao mesmo tempo em que fortalecemos a presença da nossa marca.”
Explicação Complementar: Se você possui uma loja de produtos fitness e quer promover uma nova linha de acessórios para academia, por exemplo, aqui está como você faria: primeiro, você criaria um anúncio mundial no Facebook. Ele faria o produto ser muito atraente e mostraria as pessoas usando. Em seguida, escreva uma postagem no LinkedIn sobre como seus acessórios promovem o desempenho de sua formação para um público mais profissional. Finalmente, faça um vídeo no TikTok onde você grava as pessoas se divertindo e se exercitando com seus novos acessórios. Cada uma dessas plataformas acima tem um papel no ciclo de vida do cliente.
Exemplo prático de integração multicanal.
Usar plataformas diferentes em conjunto pode impactar de verdade como sua marca é percebida. Eis algumas maneiras de como fiz isso:
Facebook: Perfeito para atingir uma audiência mais ampla e aumentar a conscientização em torno da marca. Marcas gigantes como a Nike pagariam por patrocínios do Facebook para lançar uma nova linha de sapatos ou para se conectar com o público. A empresa também costumaria usar o Facebook para campanhas que incentivariam mais um emocional da audiência, como campanhas de unidade e resistência.
LinkedIn: ótimo lugar para se tornar um líder e encontrar leads qualificados – especialmente em um contexto B2B. A Salesforce costumava publicar estudos de caso detalhados no LinkedIn, juntamente com relatórios e artigos técnicos, porque o público do LinkedIn vai querer comprar o sistema CRM. Assim, ela começa a ser vista como uma autoridade confiável sobre o assunto.
TikTok: a maioria da Coca-Cola construiu seu próprio alcance, fazendo coisas interessantes no TikTok. Eles usavam TikTok para mostrar uma nova garrafa limitada, que precisava ser embutida em seu vídeo da próxima maneira mais desejável. Não estava necessariamente tentando vender algo diretamente para eles, mas construindo o tipo de conhecimento interno emocional que torna você mais propenso a marca de compra depois Tsivrikos, 2019.
Ciclo completo do funil de vendas
Para aproveitar ao máximo as plataformas, é necessário implementar uma estratégia multicanal que abranja todas as etapas do funil de vendas. Os mais comumente apontados como a mais alta qualidade são:
Topo do funil: conscientização. O objetivo é chamar a atenção. A aquisição
Plataformas: Facebook e TikTok
No Facebook, o alvo é o anúncio de vídeo; um elemento imperdível é a promessa de benefício expresso de maneira simples e realizável. O TikTok é o vídeo mais importante para esse estágio; a entrega real deve ser visual e divertida; aqui está a melhor maneira para os mais jovens.
Meio do funil: consideração. A Captura
Plataforma: LinkedIn
O LinkedIn é o vivo ideal para o marketing; os anúncios de texto costumam incluir testemunhos e estudos de casos de negócios e são igualmente acompanhados de anúncios educativos . O LinkedIn e suas ofertas com maior sucesso aprimoraram a frutificação, como um dos patrocinadores da Black Friday.
Fundo do funil: decisão. A Reflexão
Plataforma: Facebook. O público não só se tornará o cliente real, mas quem entrará em contato com você – o remarketing ajuda; você recebe produtos especialmente adequados, como ofertas especiais ou descontos.
Multicanalidade como parte do sucesso da empresa.
A chave para uma estratégia multicanal não é conduzir um marketing simples por meio de diferentes canais, mas criar uma experiência de compra ininterrupta em linha reta de cada ponto de contato com os clientes. A capacidade de conectar a produção criada de forma estratégica e cuidadosa do TikTok ao LinkedIn e ao Facebook provoca uma sensação do cliente sobre a marca o tempo todo . Vale a pena destacar que não é apenas o número de plataformas que importa, não é sobre o Instagram viver ou estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Por outro lado, trata-se de escolher estrategicamente os lugares onde está a maior parte do seu público e para onde a marca deve se esforçar. Por exemplo, como a Coca-Cola no TikTok, a Salesforce no LinkedIn e a Nike no Facebook se ajudaram a cumprir as suas missões. Ao mesmo tempo, uma pequena quantidade de sucos combinados com engajamento e conversão não implica uma morte em queda, é um defeito repetido. Além disso, estrafiadores não apenas enforcam várias audiências para o mecanismo de diálogo, mas até mesmo deles uma ligação mais efetiva que os ajuda a reter e crescer no futuro.
Referência para artigo:Fonte: HubSpot Blog
Invista com Sabedoria, Conecte-se com Precisão
Escolher a plataforma certa é apenas o primeiro passo. O verdadeiro segredo está em entender o comportamento da sua audiência e como cada ferramenta pode potencializar seus esforços. Seja construindo confiança no LinkedIn, criando conexões emocionais no TikTok ou ampliando seu alcance no Facebook, o sucesso está em integrar estratégias e agir de forma consistente.